Apresentação
Maria Janete Braga de Souza, nasceu em 6 de outubro, na cidade de Pedra Branca. Filha do Sr. Argemiro Gabriel de Souza e Iracema Cunha Braga. Desde cedo, demonstrou uma impressionante determinação ao conciliar estudos e trabalho.
Graduada em Ciências, Biologia e Química pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), também possui especializações em Psicopedagogia, Gestão Escolar, Metodologia do Ensino Superior e vários cursos de aperfeiçoamento na área da Educação.
Sua carreira é marcada por diversas conquistas, incluindo experiência como professora de reforço e estágio no antigo BEC (atual Bradesco), além de ter ocupado cargos de coordenação e direção na Escola Maria Alves de Mesquita, foi professora na Escola Francisco Vieira Cavalcante e Dom Bosco. Tornou-se funcionária pública no ano de 98, no cargo de professora.
Também se destacou ao coordenar o programa PAIC no município de Pedra Branca, atuando na Secretaria de Educação, e posteriormente assumiu a direção de Recursos Humanos. Atualmente, ocupa o cargo de Secretária da Educação de Pedra Branca.
Missão
Garantir o acesso, a permanência com sucesso na escola e o desenvolvimento da Educação Integral humanizada, por meio da gestão democrática e inovação educacional.
Visão
Ser uma Secretaria de referência pela qualidade e excelência dos serviços educacionais prestados, transparência e compromisso com a gestão pública democrática e por ações de educação integral humanizada visando à formação cidadã do aluno
Valores
Democracia, ética, eficiência, respeito a cultura local, equidade, respeito e sustentabilidade.
Formulação, planejamento, organização, controle e implementação da política educacional do Município, fundamentada nos objetivos de desenvolvimento político e social das comunidades, e a concretização do processo educacional de forma democrática e participativa, destacando a função social da escola na formação e transformação do cidadão, em harmonia com o Conselho Municipal de Educação;
Atribuições da Secretaria
A elaboração e implementação de programas, projetos e atividades educacionais, com atuação prioritária no ensino fundamental e préescolar;
Gerir os recursos do FUNDEB - Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, destinados à educação, por meio do Fundo Municipal de Educação, tendo como referência a Política Municipal de Educação e os Planos Nacional e Municipal de Educação;
O apoio e articulação com os Governos Federal e Estadual em matéria de política e de legislação educacionais; o estudo, a pesquisa e a avaliação permanentes de recursos financeiros para o custeio e investimento do sistema e dos processos educacionais; a operação e manutenção de equipamentos educacionais da rede pública municipal; a integração das iniciativas da caráter organizacional e administrativo na área da educação, com os diversos sistemas de administração municipal, baseada na pesquisa, no planejamento e na identificação permanente das características e qualificação do magistério e da população estudantil, garantindo uma atuação corretiva compatível com os problemas conhecidos, bem como o exercício de outras atividades correlatas necessárias ao cumprimento de suas finalidades ou ordens emanadas do Chefe do Poder Executivo.
Compete à Secretaria da Educação, a execução, supervisão e controle da ação do Município relativa à Educação, a gestão o controle e a fiscalização do funcionamento de estabelecimentos do ensino infantil, Fundamental e Básico, Públicos e Particulares, nos termos do artigo 11, da Lei Federal n° 9.394 de 20 de Novembro de 1996.
Atribuições do Gestor
A coordenação, a supervisão e o controle das ações do Município relativas ao cumprimento das determinações constitucionais referentes à educação, visando à preservação dos valores regionais e locais;
Desempenhar outras atividades necessárias ao cumprimento de suas finalidades, bem como outras que lhe forem delegadas.