O Município

Dados do município.

Dados do município/localização

Fundação: 09/08/1871
Emancipação Política: 9 DE AGOSTO DE 1871
Gentílico: PEDRABRANQUENSE
Unidade Federatíva: CEARÁ
Mesorregião: SERTÕES CEARENSES
Microrregião: SERTÃO DE SENADOR POMPEU
Distância para a capital: 262 KM

Dados de características geográficas

Área: 1.303,27
População estimada: 41942
Densidade: 32,18
Altitude: 500
Clima: TROPICAL SEMIÁRIDO BRANDO
Fuso Horário: UTC-3
Pedra Branca é um município brasileiro do estado do Ceará. Situa-se na microrregião do Sertão de Senador Pompeu, mesorregião dos Sertões Cearenses. O município tem cerca de 43 mil habitantes e 1290 km². Foi criado em {9 de agosto de 1871 - Lei nº 1409}.
No local conhecido por Tabuleiro da Peruca - havia uma pedra que chamava a atenção pela sua tonalidade clara, forma e dimensões peculiares. Na primeira metade do século XIX - vaqueiros e viajantes das redondezas - passaram a tomá-la como ponto de referência para seus encontros previamente combinados, ou não. Estes encontros em época remota, reunindo grupos relativamente pequenos, explicam a origem do nome do município de Pedra Branca.

Na região situada em torno do marco - representado pela pedra alva - foi fundado um povoado que rapidamente evoluiu em termos populacionais a partir da construção da capela de São Sebastião. No dia 20 de outubro de 1854 - como decorrência da Lei de Nº 883 - o povoado que já se mostrava devoto ao mesmo padroeiro do Rio de Janeiro, foi elevado à condição de distrito do município de Mombaça.

No dia 9 de agosto de 1871 a Lei de Nº 1.407, define a criação de novo município com sede no território onde estava situado o povoado de Pedra Branca que a partir daquela data passa a ser qualificado como vila.

Em 1931, entretanto, o Decreto Nº 193, de 20 de maio, declara extinto o município de Pedra Branca que por meio de um segundo decreto passa a figurar como distrito de Senador Pompeu.

A divergência envolvendo o território pedrabranquense é finalmente dirimida no dia 3 de maio de 1935 (por meio do Decreto de Nº 1540) que restaura, em definitivo, a autonomia política-administrativa de Pedra Branca. A emancipação municipal pedrabranquense é celebrada com base em 9 de agosto de 1871. Portanto, Pedra Branca este ano, completará 134 anos de emancipada. A paróquia local, cujo padroeiro é São Sebastião, foi criada no dia 23 de agosto de 1873, sendo nomeado seu primeiro vigário o Padre João do Nascimento e Sá.

Pedra Branca possui uma área territorial de 1.303,287 Km², com densidade demográfica (hab/km²) 32,14, o bioma é a Caatinga, congrega três distritos em seu território: Mineirolândia, Santa Cruz do Banabuiú (Cruzeta), Troia e Capitão Mor. Sua sede está localizada na Serra de Santa Rita, a 500,69 metros de altitude em relação ao nível do mar. Pedra Branca está situada a 261,6 km de Fortaleza.
O Município de Pedra Branca teve 51 premiações com o prêmio Escola NOTA 10 desde a implantação do PAIC – (Programa Alfabetização na Idade Certa). Em 2016, o Município de Pedra Branca teve 8 escolas premiadas, e continua no ranking das premiações ficando em 1º lugar na CREDE 14.

As escolas premiadas no 2º ano são: Escola Henrique Alves Pereira, localizada no Sítio São Francisco, Escola João Manoel Filho, localizada em Santa Cruz do Banabuiú (Cruzeta), Escola Riso da Criança, localizada em Mineirolândia, Escola Sebastião Francisco Duarte, localizada no Sítio Santo Antonio e Escola Sol Nascente, localizada na Sede.

As escolas premiadas no 5º ano são: Escola Lourenço Marques de Mesquita, localizada no Sítio Novo, Escola Francisco Pedro Barbosa, localizada no Polo Baixio e Escola José Vicente Azevedo, localizada no Sítio São José dos Marinheiros.
Em 1871, o distrito de Pedra Branca, se emancipa do município de Maria Pereira (atual Mombaça). Em 1931, Pedra Branca foi rebaixada, de município a simples povoado, no município de Senador Pompeu. Em 1933, se torna distrito novamente. Em 1935, é novamente elevado à categoria de vila, com dois distritos (Pedra Branca e Troia). Em 1951 o povoado de Mineirolândia também se torna distrito de Pedra Branca. Em 1953 o povoado Riachão se torna distrito sob o nome de Riachão do Banabuiú. Em 1963 Mineirolândia se torna município, mas em 1965 volta a ser distrito, pois o mesmo não pôde ser instalado. Em 1990, o distrito Riachão do Banabuiú muda seu nome para Santa Cruz do Banabuiú.

Atualmente Pedra Branca tem 5 distritos:

Pedra Branca (distrito-sede)
Troia
Santa Cruz do Banabuiú (Cruzeta)
Capitão Mor
Mineirolândia
O município de Pedra Branca tem a maior parte da sua economia centrada no setor de serviços. Embora a taxa de urbanização seja de apenas 42,58% (ano de 2000), o setor primário responde apenas por 15,84 % da economia local (2005). As constantes secas e a falta de infraestrutura massiva de irrigação são as causas dessa defasagem econômica. As indústrias respondem por 12,71% e serviços por 71,45% do pib municipal (2005)

hino

No meu peito, uma chama de amor, De apreço e de gratidão Para terra a quem tanto amo Demonstrar meu amor e paixão.
Refrão: Pedra Branca no alto da serra, A mais bela do meu Ceará. Deu guarida aos vaqueiros andantes, Para a Glória vou te exaltar. II O Azul da amplidão na bandeira Espelhando teu ceu cor de anil. Enuncia pra sempre união, Solidez para o nosso Brasil.
Refrão: Pedra Branca no alto da serra, A mais bela do meu Ceará. Deu guarida aos vaqueiros andantes, Para a glória vou te exaltar.

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Controladoria Há 21 dia(s)

TREINAMENTO COM SETOR DE FROTA DO MUNICÍPIO

TREINAMENTO COM SETOR DE FROTA DO MUNICÍPIO

#Saúde Há 53 dia(s)

MULTIRÃO CONTRA A ARBOVIROSES

MULTIRÃO CONTRA A ARBOVIROSES NA REGIÃO DO BUGARI

#Município Há 58 dia(s)

FACULDADE UNIQ, VISA TRAZER CURSO DE MEDICINA PARTICULAR PARA O MUNICÍPIO

Um investimento significativo de mais de 20 milhões.

#Controladoria Há 142 dia(s)

Treinamento com Fiscais de Contratos da Frota do Município.

Treinamento com Fiscais de Contratos da Frota do Município.

#Controladoria Há 192 dia(s)

REUNIÃO COM A COMISSÃO INVENTARIANTE E REAVALIAÇÃO DE BENS

REUNIÃO COM A COMISSÃO INVENTARIANTE E REAVALIAÇÃO DE BENS

#pedrabranca Há 325 dia(s)

Radar da Transparência Pública

Visando contribuir para a transparência na administração pública a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

#Controladoria Há 337 dia(s)

Fiscalização de Contratos na Prática

Fiscalização de Contratos na Prática

#Controladoria Há 1 ano(s)

Seminário - O papel dos Agentes Públicos na nova Lei de Licitações

A prefeitura Municipal de Pedra Branca-CE, através da Controladoria Geral do Município r [...]

Qual o seu nível de satisfação com essa página?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito