NOTÍCIAS

24-SET-2021

Municipio recebe visita da coordenadora regional da assistência farmacêutica visando melhorias para população.

Secretária Municipal de Saúde, Dra. Vanderlucia Felipe, juntamente com a farmacêutica da CAF, Ana Rita, acompanharam e deram todo suporte necessário a representante regional.

Por Ryan 24/09/2021 #saúde

A compra de medicamentos para os municípios são adquiras através de convênio com o estado, onde os 184 municípios participam, o que da a possibilidade de comprar os medicamentos a preço de custo para atender maior parte da população.

O valor a ser pago mensalmente para atender a atenção básica com um elenco de medicamentos para atender a população em diversos tratamentos como pressão alta, diabetes, inclusive as insulinas, infecções com os antibióticos, antitérmicos, anti-inflamatórios, entre outros, é um custo mensal de 14.419,33. Bem como os medicamentos para atender aos pacientes do CAPS, que fazem uso de medicamentos controlados com um custo mensal de 7.209,67. Onde o Estado realiza o abastecimento desses medicamentos trimestralmente para os municípios. No convênio, possui uma cláusula, onde diz que: se o município atrasar esses valores três meses consecutivos ou cinco meses alternados, deixa de receber os medicamentos e ficará fora da programação - PPI no ano seguinte.

O fato é que, o município de Pedra Branca não realiza o pagamento desses medicamentos desde março de 2021. Deixando assim, a população desabastecida de medicamentos e ficando de fora do convênio para aquisição dos medicamentos através da compra centralizada no ano de 2022.

Ao assumir a prefeitura em 24 de agosto de 2021, o prefeito Matheus se deparou com essa situação. O que muito preocupa, pois o maior prejudicado é a população que está sem receber os medicamentos básicos.

Diante do fato que causa indignação, por tamanha irresponsabilidade e falta de compromisso com a saúde da nossa população, o Prefeito Matheus Mendes, junto da secretária de saúde Dra Vanderlucia, procuraram o secretário de saúde do estado para tentar reverter essa situação, onde conseguiram fazer o parcelamento da dívida e estão lutando para que o município não perca o convênio com o estado para que possam fazer a aquisição desses medicamentos para atender as famílias do nosso município que precisam receber os seus tratamentos gratuitamente através da farmácia básica municipal.

 

Deixe seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito